Prepare sua empresa para se prevenir do coronavírus

Written by

COVID-19 — Você está preparado?

Sabemos que no Brasil, a cultura da prevenção não é um ponto forte. Temos, por comportamento natural, a tendência de deixarmos tudo para a última hora, achando que as coisas nunca acontecerão conosco.

Lentamente vemos sinais de uma mudança de comportamento. Através do aprendizado tirado de crises recentes e dos esforços de times como segurança, comunicação, continuidade de negócios e gerenciamento de crises, podemos ver que, diante do atual desafio, várias empresas já estão com os seus protocolos de prevenção e continuidade ativos e com os comitês de crise instaurados.

Porém, ainda tem gente correndo atrás do prejuízo, tentando navegar a remo no mar turbulento da crise. O problema já está batendo à nossa porta, mas ainda existem companhias pensando em como vão atender a porta.

Pensando nisso, juntei alguns links que podem ser um motor nesse barco a remo, e ajudar a direcionar as ações da empresa durante esses tempos críticos.

Vamos lá:

1)     Getting your workplace ready for COVID-19:

https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf

Nesse material, a Organização Mundial de Saúde compartilha várias orientações sobre como preparar a sua empresa para enfrentar o COVID – 19. É um resumo do que você já deveria ter pronto.

2)     Interim Guidance for Businesses and Employers to Plan and Respond to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/specific-groups/guidance-business-response.html

Trata-se de um breve guia elaborado pelo CDC americano, sendo atualizado regularmente, conforme evolução do cenário.

Contém orientações para prevenir a exposição do seu local de trabalho à doenças respiratórias e algumas estratégias a serem adotadas pelos empregadores em situações de surtos de doenças.

3)     Covid-19: Guidance notice for employers and employees.

https://www.workplacerelations.ie/en/news-media/workplace_relations_notices/covid-19-guidance-notice-for-employers-and-employees-.html

Material elaborado pela WRC – Workplace Relations Comission, da Irlanda, com um guia rápido para empregadores e colaboradores.

O mais interessante desse material são os materiais de apoio que ele disponibiliza:

– Business Continuity Planning Checklist COVID-19

https://dbei.gov.ie/en/Publications/Publication-files/Business-Continuity-Planning-Checklist-COVID-19.pdf

– COVID-19 Public Health Advice Poster:

https://dbei.gov.ie/en/Publications/Publication-files/COVID-19-Public-Health-Advice-Poster.pdf

– Business Continuity Planning: Checklist of preparatory actions in responding to influenza outbreak:

https://dbei.gov.ie/en/Publications/Publication-files/Business-Continuity-Planning-Checklist-Responding-to-an-Influenza-Outbreak.pdf

4)     Crisis management

https://hbr.org/topic/crisis-management

Essa página da Harvard Business Review disponibiliza vários artigos interessante, para apoiá-lo na hora de se preparar e responder à epidemia de COVID-19:

– Lead Your Business Through the Coronavirus Crisis:

https://hbr.org/2020/02/lead-your-business-through-the-coronavirus-crisis

– Prepare Your Supply Chain for Coronavirus

https://hbr.org/2020/02/prepare-your-supply-chain-for-coronavirus

– What’s Your Company’s Emergency Remote-Work Plan?

https://hbr.org/2020/02/whats-your-companys-emergency-remote-work-plan

– Coronavirus Could Force Teams to Work Remotely

https://hbr.org/2020/03/coronavirus-could-force-teams-to-work-remotely

– 8 Questions Employers Should Ask About Coronavirus

https://hbr.org/2020/03/8-questions-employers-should-ask-about-coronavirus

5)     Guide on Business Continuity Planning for COVID-19

https://www.enterprisesg.gov.sg/-/media/esg/files/media-centre/media-releases/2020/feb-2020/guide-on-business-continuity-planning-for-covid-19_2nd-edition_170220_final.pdf

Guia publicado pelo Governo de Cingapura / Singapore Business Federation, contendo orientações sobre continuidade de negócios, especialmente para pequenas e médias empresas.

Estar preparado com antecedência é sempre a melhor opção, porém, sabemos que nem sempre é possível convencer o executivo a direcionar recursos para os cenários que apresentamos.

Espero que esses links possam ajudar a sua preparação e resposta.

Tiago Duran

Analista de Continuidade de Negócios, com 7 anos de experiência na área de Gestão de Crises.

Atua em empresa de grande porte do setor financeiro e teve participação no gerenciamento de crises em eventos de grande impacto como Copa do Mundo FIFA 2014, rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

Para conhecer mais sobre Tiago, acesse seu perfil profissional: https://www.linkedin.com/in/tiago-duran-39491792/
Tiago Duran

Últimos posts por Tiago Duran (exibir todos)

Deixe uma resposta