Métodos de proteção contra links falsos

Written by

Método de proteção contra links falsos

Cibersegurança| Views: 74

Estamos sendo inundados com uma massa gigantesca de informações. De forma avassaladora e sem precedentes na história da humanidade, é o novo “default” da sociedade digital.

Esses tempos são tempos diferentes em todas as vertentes. Infelizmente os golpistas digitais continuam atuando e se valendo de um momento de necessidade das pessoas, seja qual tipo de carência for, seja material, financeira, afetiva e informacional.

Aqui trago uma ferramenta que vai ajudá-lo (a) a se proteger de links falsos, SMS de captura de dados, fake news. Bora lá?


A ferramenta é para testar se uma URL ou link é válido e seguro: A URL SCAN IO https://urlscan.io/ que traz a lista das últimas URL testadas. Possui API para integração

Exemplo: Vamos testar o site: https://coronavirus.saude.gov.br/

Após alguns segundos ele retorna dados da página

Percebam os dados:
STAT: 0 Maliciuos
Google Safe Browsing: Clean (Current Classification)

Agora vamos avaliar um Website malicioso: https://meucupom.tech/Beneficio/?liberacao

– Um site que tenta se passar como o cadastro para liberar o benefício de R$ 600,00 (note que ainda nem foi votado no congresso)

No entanto esse site malicioso já foi denunciado e retirado do ar:

Se fosse um Site de Phishing ainda no ar os dados seriam retornados. Então a dica é use sempre o https://urlscan.io/ antes de clicar em uma URL.

Abian Laginestra

Abian Laginestra é especialista em segurança da informação, MBA em Gestão de segurança da informação. Com passagem nos mercados siderúrgico, jurídico, farmacêutico, financeiro e de TI nas áreas de Segurança da informação, aderência regulatória e melhores práticas. Top 100 CIO leaders em 2015 e 2017, 3 Lugar Security Leaders categoria banco digital em 2018, Indicado a executivo de TI em 2019, defensor da bandeira de uma sociedade digital mais segura e que a privacidade é direito inalienável de todos.

Para conhecer mais sobre Abian, acesse seu perfil profissional: https://www.linkedin.com/in/abian-laginestra/
Abian Laginestra

Deixe uma resposta